Pão caseiro sem erro
Não erre mais o preparo do seu pão caseiro, confira as dicas e garanta aquele pãozinho perfeito!
1. A manteiga e os ovos devem sempre estar em temperatura ambiente. Assim, eles não prejudicam o crescimento da massa e dão maciez ao pão.
2. O fermento biológico seco é o mesmo que o fresco, porém ele é desidratado, tornando-o mais concentrado e 3 vezes mais 'forte'. Por isso, a quantidade de fermento seco usado na massa tem que ser menor que o fermento fresco. Por exemplo: se a receita pede fermento biológico fresco, mas você só tem o seco, divida o peso do fermento por três.
3. Já aconteceu do seu pão ficar assado por fora mas cru por dentro? Atente-se à temperatura alta do forno: Para pães doces, use o forno por cerca de 150/160 °C. Para pães com casca, use por cerca de 180 °C.
4. Nunca coloque toda a farinha pedida na receita de uma vez só. Dependendo da temperatura, da umidade do dia e do tamanho dos ovos, a quantidade de farinha pode ser excessiva, tornando a massa firme e dura demais.
5. Depois de sovar, é preciso deixar a massa crescer. Para saber se ela está no ponto para ir ao forno, utilize a técnica da bolinha no copo. Para isso, pegue um pedaço de massa e modele uma bolinha. Coloque dentro de um copo de água para que ela afunde e deixe descansar. Quando a bolinha subir à superfície estará na hora de levar o pão para assar.
6. Ao retirar o pão do forno, não deixe que ele esfrie na forma. Retire e coloque em uma grade para a base da massa não ficar úmida e mole.