Brigadeiro queimado, açucarado, empelotado, fora do ponto, nunca mais!
Confira as dicas para fazer o brigadeiro perfeito e comemorar o dia dessa delícia!
1. O achocolatado não é a opção ideal para fazer brigadeiro. Na verdade, os profissionais indicam o uso de chocolate em barra ou chocolate e cacau em pó, por trazer um doce mais equilibrado para a receita.
2. Para não empelotar ou queimar o seu brigadeiro, use panelas de fundo mais grosso, elas distribuem a temperatura de forma mais uniforme.
3. O segredo para fazer um brigadeiro cremoso, macio e no ponto é mexer a panela durante todo o tempo do cozimento. Ah, e não esqueça: sempre em fogo baixo para não ter perigo de sair com brigadeiro queimado.
4. O brigadeiro foi empelotado por causa da formação de caramelos de açúcar. O que fazer? Tire o brigadeiro do fogo e bata vigorosamente com um batedor de arame (fouet) até que a massa fique novamente homogênea. Depois, volte a panela ao fogo e mexa com uma espátula de silicone o tempo todo fazendo movimentos circulares até dar o ponto.
5. O ponto do brigadeiro é quando ele se torna uma massa moldável, e existem duas técnicas para identificá-lo. A primeira, é quando a massa desgruda completamente do fundo da panela quando inclinada. A outra é quando o brigadeiro cai em blocos da espátula.